Área - Alunos

Auxílios

Auxílio Financeiro PROAP (Alunos) 

Formulário para concessão de auxílio financeiro com verba PROAP (2021)
Relatório de atividades

 

Esclarecimentos


1) Auxílios diários para coleta de campo e/ou eventos científicos serão pagos após apresentação de comprovantes.


2) Dúvidas no preenchimento do formulário devem ser sanadas através do e-mail posfzea@usp.br.

Auxílio Financeiro PRPG (Alunos) 

Em construção. 

Bolsas de Estudo 

Bolsas

O programa possui bolsas institucionais da CAPES e do CNPq que são distribuídas mediante um processo seletivo competitivo. O programa conta ainda com bolsas da FAPESP que são concedidas diretamente aos interessados de acordo com as normas vigentes.

 
Critérios de Distribuição de Bolsas Institucionais


Engenharia de Alimentos

Solicitações à CCP-EA

Aproveitamento de Créditos 

Aproveitamento de Créditos de Disciplinas Cursadas fora da USPOs pós-graduandos que cursarem disciplina fora da USP, em Programa de Pós-Graduação reconhecido, poderão solicitar o aproveitamento dos referidos créditos, até o limite de um terço do valor mínimo exigido (de acordo com o artigo 73, § 3º, do Regimento de Pós-Graduação), mediante a entrega da seguinte documentação no Serviço de Pós-Graduação, para análise da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação:
– Formulário de aproveitamento de créditos devidamente preenchido e assinado pelo aluno e o respectivo orientador;
– Atestado de conclusão da disciplina, com o respectivo conceito e frequência;
– Conteúdo programático da disciplina.
Caso a solicitação seja aprovada pela Comissão Coordenadora do Programa, a mesma definirá a quantidade de créditos a ser aproveitada e tal aproveitamento poderá implicar em retroação do prazo para conclusão do curso.


Aproveitamento de Créditos de Disciplinas Cursadas como Aluno Especial

Os pós-graduandos que cursaram disciplina da USP como alunos especiais poderão, após a matrícula como aluno regular, solicitar o aproveitamento dos referidos créditos, (de acordo com o artigo 48, do Novo Regimento de Pós-Graduação), mediante a entrega da seguinte documentação no Serviço de Pós-Graduação, para análise da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação:
– Formulário de aproveitamento de créditos devidamente preenchido e assinado pelo aluno e o respectivo orientador;
– Atestado de conclusão da disciplina, com o respectivo conceito e frequência;
– Conteúdo programático da disciplina.

Aproveitamento de Créditos Excedentes do Mestrado para o Doutorado
Os créditos excedentes do Mestrado podem ser aproveitados no Doutorado, desde que a disciplina tenha se iniciado após a obtenção dos créditos mínimos exigidos no Mestrado (de acordo com o artigo 64, do Regimento de Pós-Graduação). Para tanto, o aluno deverá matricular-se na disciplina através do Sistema Janus, respeitando o prazo específico de matrícula da disciplina, e, ao momento da matrícula, deverá escolher a opção “Disponível”.
Tal solicitação será analisada pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação, e, caso seja aprovado o aproveitamento, a contagem de prazo para o Doutorado retroagirá à data de defesa da dissertação de Mestrado.
Para a solicitação de aproveitamento, deverá ser entregue a seguinte documentação no Serviço de Pós-Graduação:
– Formulário de aproveitamento de créditos devidamente preenchido e assinado pelo aluno e o respectivo orientador, com a devida explicação, no campo observação, de se tratar de crédito excedente cursado no Mestrado.


FORMULÁRIOS
Formulário de Aproveitamento de Créditos em Disciplina
Formulário de Aproveitamento de Créditos Publicação de Capítulo de Livro
Formulário de Aproveitamento de Créditos Publicação de Artigo

Cancelamento de Matricula 

Cancelamento de matrícula em disciplina


O aluno poderá requerer o cancelamento de matrícula em disciplina, através do Sistema Janus, dentro do prazo previsto para cada disciplina em particular (consultar a data limite para cancelamento no Sistema Janus: Acesso público – Disciplinas oferecidas – Inserir a sigla da disciplina – Turma). Após efetivada a solicitação de cancelamento, o orientador receberá um e-mail para acessar o Sistema Janus e dar o aval na solicitação, porém, esse aval precisa ser efetivado dentro do prazo limite de cancelamento, caso contrário, a disciplina não será cancelada. A disciplina, quando devidamente cancelada dentro do prazo não será incluída no histórico escolar final (de acordo com o artigo 76, do Regimento de Pós-Graduação).


Excepcionalmente, o aluno poderá preencher o formulário abaixo e entregar no Serviço de Pós-Graduação, dentro do prazo previsto para cada disciplina em particular.


Formulário de Cancelamento de Matrícula em Disciplina Dentro do Prazo


Cancelamento de matrícula em disciplina fora do prazo


A solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina fora de prazo, com a devida justificativa da excepcionalidade da perda do prazo, acompanhada dos documentos comprobatórios do pedido, de parecer circunstanciado do orientador e da manifestação do responsável pela disciplina, dependerá da aprovação da CCP e da CPG. Se o pedido de cancelamento fora de prazo não for aprovado, a referida disciplina permanecerá no histórico escolar com o conceito “Reprovado”.


Portanto, os documentos necessários são:
– Solicitação do aluno, justificando a excepcionalidade da perda do prazo (formulário abaixo);
– Documentos comprobatórios do pedido;
– Parecer do orientador.


Formulário de Cancelamento de Matrícula em Disciplina Fora de Prazo

Carteirinha USP

O aluno ingressante e já matriculado na Pós-Graduação deverá solicitar sua carteirinha da USP no Sistema Janus, onde irá preencher a solicitação indicada no site e irá anexar uma foto 3×4 escaneada. O pedido será encaminhado ao Serviço de Pós-Graduação que aprovará a confecção. O processo pode ser acompanhado pelo aluno no Sistema Janus.

Enquanto a carteirinha USP não é expedida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o aluno deverá manifestar interesse junto ao Serviço de Pós-Graduação pela emissão do cartão provisório para utilização no Restaurante do Campus. O referido cartão deverá ser carregado com créditos para as refeições (no guichê próximo ao Restaurante).

Quando a carteirinha USP chegar na FZEA, o aluno receberá a informação via e-mail. Após a retirada da carteirinha USP, o aluno deverá acessar o Sistema Janus para ativá-la, onde deverá completar, na respectiva tela do Sistema, os espaços em branco com o código contido no verso da carteirinha USP.

Somente após a devida ativação da carteirinha USP no Sistema Janus e a efetiva inclusão de créditos é que o aluno deverá devolver, no Restaurante da FZEA, o seu cartão provisório.

Em caso de roubo da carteirinha USP, o aluno deverá efetivar uma nova solicitação no Sistema Janus e, em seguida, apresentar, no Serviço de Pós-Graduação, cópia do Boletim de Ocorrência para autorização do pedido no sistema.

Em caso de perda da carteirinha USP, o aluno deverá efetivar uma nova solicitação no Sistema Janus, gerar o boleto e realizar o pagamento do mesmo. O Sistema Janus reconhecerá o pagamento e autorizará a confecção do novo cartão.

Em caso de erro de leitura o aluno deverá retirar na Seção Técnica de Informática da PUSP-FC uma declaração confirmando a falha, realizar o pedido de novo cartão no Sistema Janus e, em seguida, apresentar, no Serviço de Pós-Graduação, a declaração emitida para autorização do pedido no sistema.


Informações Gerais

Calendário de Matrícula 

Grade Horária e Estrutura Curricular 

Matrícula de Alunos Ingressantes 

Matrícula Alunos Ingressantes


Os alunos ingressantes devem efetuar sua primeira matrícula no prazo estabelecido no Edital do Processo Seletivo no qual obteve sua aprovação. Para tanto, devem contatar seus orientadores a fim de definirem as disciplinas a serem cursadas e apresentarem, no Serviço de Pós-Graduação da FZEA/USP, a seguinte documentação:

 
Programa em Engenharia de Alimentos


Documentação e Informações
Formulário requerimento de 1ª matrícula
Critérios de Distribuição de Bolsas Institucionais

Matrícula de Alunos Regulares 

Matrícula Alunos Regulares


O estudante de Pós-Graduação deve efetuar a matrícula regularmente, em cada período letivo (semestre), nas épocas e prazos fixados pelos órgãos centrais da USP (de acordo com o artigo 45, do Regimento de Pós-Graduação).


Tal solicitação de matrícula deverá ser efetivada no Sistema Janus, onde o aluno cadastrará as disciplinas de seu interesse (tanto da FZEA quanto de outras Unidades USP), que passarão pelo aval de seus orientadores e, posteriormente, pelo deferimento dos ministrantes da disciplina, sendo considerada, portanto, uma pré-matrícula. Após o período de aval e de deferimento o pós-graduando poderá consultar, em sua ficha do aluno (acessada através do Sistema Janus – www.sistemas.usp.br), a situação de sua matrícula.


Matrícula Alunos Regulares – FORA DE PRAZO


Matrículas fora de prazo não serão aceitas, a não ser em casos excepcionais, desde que aprovadas pela Comissão Coordenadora do Programa ao qual o aluno encontra-se vinculado. Para tanto, o aluno deve preencher o formulário abaixo e entregá-lo no Serviço de Pós-Graduação.


Lembramos que cada disciplina tem um prazo diferente para o término da matrícula fora de prazo, o que pode ser verificado em www.sistemas.usp.br – Pós-Graduação – Disciplinas oferecidas – colocar a sigla da disciplina – Confirmar – Turma – Data limite de cancelamento (é a mesma data limite para matrícula fora de prazo).


Formulário de Matrícula Fora de Prazo em Disciplina
Formulário de Matrícula de Acompanhamento Fora de Prazo

Qualificação e defesa

Orientações para qualificação 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos


Alunos Antigo Regulamento
(Regimento da Pós-Graduação USP – Resolução nº 6542 em vigor de 20/04/2013 até 28/03/2018)
(confira qual é seu Regimento na ficha do aluno)


Exames de Qualificação

Alunos Novo Regulamento
(Regimento da Pós-Graduação USP – Resolução nº 7493 em vigor a partir de 29/03/2018 )
(confira qual é seu Regimento na ficha do aluno)


Exames de Qualificação
 

Esclarecimentos


1) Consulte o Regulamento de seu Programa para obter mais informações sobre o Exame de Qualificação.

2) A partir do momento da inscrição no Exame de Qualificação, o prazo mínimo para a realização do referido Exame é de 30 dias, conforme determinado pela Comissão de Pós-Graduação.

3) Toda a documentação deve ser encaminhada digitalmente via e-mail para o endereço posfzea@usp.br.

4) Após a realização das bancas, a ata da defesa deverá ser encaminhada ao Serviço de Pós-Graduação em até dois dias após a realização da defesa.

Encontra-se disponível na página da Biblioteca as Diretrizes e os Modelos para confecção das dissertações e teses na FZEA/USP.

Orientações para defesa - CPG

** Tutorial para Depósito Digital **


Alunos Antigo Regulamento
(Regimento da Pós-Graduação USP – Resolução nº 6542 em vigor de 20/04/2013 até 28/03/2018)
Formulário Banca de Defesa de Dissertação Antigo Regimento
Formulário Banca de Defesa de Tese Antigo Regimento


Alunos Novo Regulamento
(Regimento da Pós-Graduação USP – Resolução nº 7493 em vigor a partir de 29/03/2018 )
Formulário Banca de Defesa de Dissertação Novo Regimento
Formulário Banca de Defesa de Tese Novo Regimento


Esclarecimentos


1) A partir do momento do Depósito, o prazo mínimo para a realização do referido Exame é de 30 dias, conforme determinado pela Comissão de Pós-Graduação.


2) As solicitações de auxílios PROAP, para participação em bancas de membros externos à FZEA, deverão ser entregues juntamente com os demais documentos necessários para depósito.


3) Caso as solicitações de auxílio PROAP não sejam entregues juntamente com os demais documentos, o aluno deverá ter ciência de que não poderá fazer essa solicitação posteriormente.


4) Após a realização das bancas, a ata e os recibos de pagamento de membros externos (caso existam), deverão ser entregues ao SPG em até dois dias após a realização da defesa.


ATENÇÃO: Recomendamos que o depósito digital seja realizado com pelo menos 7 dias de antecedência do prazo máximo de depósito previsto na ficha do aluno.


Encontra-se disponível na página da Biblioteca as Diretrizes e os Modelos para confecção das dissertações e teses na FZEA/USP.

Correção de Dissertações e Teses 

Resolução CoPGr 6018, de 13.10.2011 – Correção de Dissertações e Teses

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Serviço de Pós-Graduação


Informações sobre Correção de Dissertações e Teses


De acordo com a Resolução CoPGr 6018, de 13 de outubro de 2011, as Dissertações e Teses, após a defesa, podem ser corrigidas. Porém, de acordo com instruções da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, apenas o conteúdo e o número de páginas poderão ser corrigidos, sendo proibida a alteração do título do trabalho.


Para a solicitação de troca do exemplar original pela versão corrigida, deverá ser entregue, no Serviço de Pós-Graduação, a seguinte documentação:

O prazo para entrega dos documentos no Serviço de Pós-Graduação é de até 60 (sessenta) dias após a defesa.