Internacionalização

O PPGEA faz parte do PrInt (Programa Institucional de Internacionalização – CAPES) o que possibilita várias ações de internacionalização.

O PrInt é um programa da Capes, que visa a fomentar o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização como meio de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação brasileiros e de conferir maior visibilidade internacional à pesquisa científica realizada no Brasil.

Detalhes e editais

A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) viabiliza Bolsas Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) para discentes bolsistas da Agência e docentes.


Detalhes em FAPESP – Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)

Aluno Daniel Gonçalves na Universidade do Porto / Portugal 


Realizei doutorado sanduíche na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal, iniciando-se dia 1º de setembro/2015 e com término em 30 de abril/2016, totalizando 8 meses de intercâmbio, o qual foi fomentado pela FAPESP (Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior – BEPE). Trabalhei sob orientação da pós-doutoranda Patrícia Costa e sob supervisão do professor Alírio Egídio Rodrigues, no Laboratório de Engenharia de Perfumes, que faz parte do Laboratório de Engenharia de Separação e Reação (LSRE), do Departamento de Engenharia Química (DEQ). Não tenho dúvidas que foram os melhores meses da minha vida, nos quais tive a oportunidade de conhecer outras culturas, pessoas de diversos países, de me conhecer melhor como pessoa e como profissional. Foram meses de muito trabalho e de muita aprendizagem, meses que foram suficientes para formar amizades e lembranças que durarão pelo resto de minha vida. Ao fazer um intercâmbio percebemos que o mundo não é tão pequeno afinal, e que existem infinitos lugares e experiências esperando para serem descobertas. Agradeço imensamente o apoio que tive de meus amigos, minha família, de minha orientadora profa. Christianne E. C. Rodrigues, a Universidade de São Paulo e a Universidade do Porto, ao prof. Alírio, a doutora Patrícia e toda equipe do LSRE, e a oportunidade que a FAPESP me deu de realizar este intercâmbio.

Aluna Marluci Palazzolli da Silva em ONIRIS / França 


Desde o início do meu mestrado na FZEA tive muito incentivo de todos os professores, e em especial da minha orientadora Prof. Dra. Carmen S. Fávaro Trindade, para estagiar no exterior com o intuito de aprender novas técnicas e compartilhar experiências com outros grupos de pesquisa.

Essa oportunidade surgiu com a bolsa BEPE da FAPESP. Fiquei por 6 meses em Nantes – França, na L’Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l’Alimentation Nantes-Atlantique (ONIRIS), sendo supervisionada pelo Prof. Dr. Denis Poncelet.

Durante o estágio trabalhei com diferentes técnicas de encapsulação de probióticos, como a extrusão e a co-extrusão usando tecnologia de vibração. Além disso, estudei a secagem das microcápsulas, por meio do leito fluidizado e liofilização, com a finalidade de aumentar a viabilidade dos probióticos encapsulados durante a estocagem.

Acredito que esse estágio foi muito importante não só pelo aprendizado técnico, mas também para o meu autoconhecimento. Tenho muito orgulho de ser aluna da FZEA e só tenho a agradecer a todos os professores e funcionários que sempre me apoiaram nesses novos desafios.

Aluno Paulo Eduardo Sichetti Munekata no Centro Tecnolóxico da Carne (CTC) em Ourense / Espanha 


Sou aluno do curso de doutorado em Engenharia de Alimentos da FZEA/USP e fiz intercâmbio na Espanha no Centro Tecnolóxico da Carne (CTC) em Ourense, entre agosto de 2014 e setembro de 2015. Neste período pude realizar parte dos experimentos de minha tese de doutorado com bolsa do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Foi um período muito rico em experiências porque pude acompanhar o processamento e análise de produtos cárneos pouco consumidos e até desconhecidos no Brasil, mas que são tradicionais da cultura e culinária espanhola. Também tive a oportunidade de treinar estagiários e realizar experimentos com estudantes espanhóis e de outros países além de aprender muito com os especialistas do CTC. O intercâmbio proporcionou a oportunidade de conhecer novas culturas, aperfeiçoar idiomas e fazer amigos de diversas nacionalidades e viver momentos que não me esquecerei. Acredito que o sucesso de meu intercâmbio também foi devido ao apoio dos professores do Departamento de Engenharia de Alimentos, de meu orientador, Marco Antonio Trindade e dos funcionários da FZEA/USP que me deram todo o suporte para aproveitar ao máximo esta experiência. 

Aluna Sandra Lorena Blandon Navarro em sua Universidade de origem, Universidade Nacional de Engenharia (UNI), Nicarágua 


A Universidade de São Paulo é uma universidade reconhecida na América Latina pela excelência no desenvolvimento do trabalho científico, a capacidade de gestão e extensão e a formação de profissionais competentes nas diversas áreas da ciência e a tecnologia. Levando em conta esse prestigio da USP, eu escolhi realizar meu doutorado na FZEA/USP, campus que conta com professores de alto prestigio no âmbito cientifico, equipe de funcionários colaboradores e programas robustos para a formação de Engenheiros de Alimentos. Além disso, o campus é um ambiente adequado para o desenvolvimento e divulgação das pesquisas, e permite a integração dos alunos estrangeiros e brasileiros em diversas atividades que contribuem ao sucesso na realização do programa escohido.


Universidade de origem: Universidade Nacional de Engenharia (UNI), Nicarágua.


Laboratório atual onde desenvolve o doutorado: Laboratório de Engenharia de Separações


Orientador: Profa. Dra. Christianne Elisabete da Costa Rodrigues

Aluna Talita Aline Comunian em Harvard / EUA 


Realizei uma parte do meu mestrado na School of Engineering and Applied Sciences da Universidade de Harvard, em Cambridge/ Massachusetts, Estados Unidos, no período de outubro de 2012 a abril de 2013 com bolsa BEPE/ FAPESP e orientação do professor David Weitz. Foi uma das melhores experiências da minha vida profissional; além do aprendizado técnico adquirido no laboratório e do maior contato com a língua estrangeira, aprendi a lidar com grandes responsabilidades e desafios que jamais imaginei que enfrentaria um dia. Foi uma oportunidade única! Conheci pessoas maravilhosas, lugares incríveis e convivi com culturas totalmente diferentes. Durante esses seis meses de intercâmbio tive a chance de participar de diversas reuniões, treinamentos, além de apresentar os resultados obtidos nesse período para todo o grupo de pesquisa, composto por dezenas de pessoas. Sem dúvida, o apoio que recebi de minha orientadora Profa. Dra. Carmen S. Fávaro-Trindade e do programa da Pós Graduação em Engenharia de Alimentos da FZEA/USP foram fundamentais para a realização desse sonho. 

Aluna Camila Marques Bitencourt Cervi na Universidade de Aveiro / Portugal 


Durante o período de outubro a dezembro de 2014, realizei um estágio na Universidade de Aveiro (UA) em Aveiro/Portugal com a supervisão da Dra. Carmen Freire. Algumas análises referentes a minha tese de doutorado foram realizadas na referida universidade e também no instituto de pesquisa RAIZ que apresenta convênio com a UA. Agradeço ao auxílio que obtive pelo programa Mobilidade Santander e também a minha orientadora Dra. Rosemary Ap. de Carvalho e coorientadora Dra. Cristiana Maria Pedroso Yoshida pelo apoio a realização deste sonho. O intercâmbio me deu a oportunidade de conhecer novas culturas, fazer amizades de diversas nacionalidades e um crescimento pessoal e profissional inimaginável. Foi uma das melhores experiências da minha vida. 

Aluna Isabela Rodrigues na Washington State University / Estados Unidos 


Depois de ter recebido bastante incentivo e ajuda do meu orientador, prof. Dr. Marco Antônio Trindade, realizei intercâmbio na Washington State University, em Pullman –WA, USA, de março a agosto de 2015. Nesse período tive a oportunidade de trabalhar com uma ótima equipe na área de tecnologias não térmicas para o processamento de alimentos. Fui recebida pelo professor Dr. Gustavo Barbosa-Cánovas, que possui grande conhecimento nessa área e contribuiu bastante para o meu crescimento acadêmico. O lugar em que fiquei também é muito agradável, as pessoas são bastante receptivas e animadas, o que contribuiu bastante para a minha adaptação inicial. A universidade recebe muitos alunos estrangeiros e por isso tive a oportunidade de conhecer diferentes culturas (chinesa, mexicana, indiana, européia). Sem dúvida foi um experiência incrível e eu recomendo a todos. 

Aluna Taíse Toniazzo na Washington State University / Estados Unidos 


Estou no quarto mês de meu doutorado sanduíche na Washington State University, na cidade de Pullman-WA, USA, onde ficarei até dezembro de 2016.  Com auxílio da FAPESP, através da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior –BEPE, estou trabalhando sob orientação do Dr. Gustavo V. Barbosa Cánovas, no laboratório de Food Engineering e no Center for Nonthermal Processing of Food. Tenho certeza que este intercâmbio está sendo a melhor experiência da minha vida, além de adquirir conhecimentos em outras áreas da ciência de alimentos, estou vivenciando outras culturas, mantendo contato diário com a língua inglesa e com pessoas de todas as partes do mundo. Passei por lugares excepcionais, fiz diversos amigos e conheci pessoas maravilhosas. Só tenho a agradecer principalmente a minha orientadora Dr. Samantha C. de Pinho pelo seu incentivo e sua exemplar orientação, ao Dr. Gustavo V. Barbosa-Cánovas por aceitar o meu estágio em seu laboratório, à FAPESP pela bolsa concedida e ao programa da Pós Graduação em Engenharia de Alimentos da FZEA/USP.